Castle of Illusion starring Mickey Mouse (Mega Drive)

Boxart americana

Boxart americana

Boxart japonesa

Boxart japonesa

  • Desenvolvedor: Sega AM7/Team Shinobi
  • Publisher: Sega
  • Data de lançamento: 1990/1998 (remake para Sega Saturn japonês)
  • Gênero: Sidescrolling platform game
Mega Drive, em toda sua glória!

Mega Drive, em toda sua glória!

Logo no início dos anos 90, com o Mega Drive recém-lançado no japão e nos EUA, a Sega estava disposta a ganhar uma bela fatia do mercado de games domésticos a todo custo. No Japão a estratégia de marketing não foi das melhores, assim o Mega perdeu feio para a Nintendo e o Famicom com Super Mario Bros 3, e o lançamento do Super Famicom tornou a situação ainda pior.

Mickey Mouse

Já a Sega americana parecia ser uma empresa completamente diferente. Ao contrário dos malas-sem-alça da Sega japonesa (aliás, a Sega JP foi a maior vilã e a responsável pela queda da Sega como um todo…mas isso já é uma outra história), a representante americana não ficou de bobeira e partiu para um marketing agressivo, o famoso Genesis does what Nintendon’t. Como não tinham o suporte das third parties, que estavam presas ao contrato de exclusividade da Nintendo, o jeito foi produzir games licenciados por celebridades, como Moonwalker, Joe Montana football, etc. Entre esses jogos, estava o de um velho camundongo, extremamente conhecido, estrelando um dos games de plataforma mais conceituados de todos os tempos.

O jogo

Tela de título

Creio que posso muito bem deixar de lado uma introdução quanto ao protagonista. Se você nunca ouviu falar no Mickey Mouse, então você provavelmente esteve fora do planeta terra por um século. Mickey é talvez o mais famoso personagem criado por Walt Disney e que está na ativa até os dias de hoje.

Neste game, Mickey e Minnie estão felizes passeando e namorando pela floresta, quando a maléfica bruxa Mizrabel sequestra sua amada com o intuito de roubar sua beleza e juventude. Mickey persegue a bruxa até encontrar o castelo que dá nome ao jogo.

A tradicional fase da floresta

A tradicional fase da floresta

A partir daqui, o jogador deverá percorrer o castelo, cujas portas levam Mickey a diversos estágios, que vão desde florestas até um mundo de brinquedos. Os estágios são bem elaborados, criativos e recheados de armadilhas tradicionais dos jogos de plataforma.

Para encarar essa aventura os comandos são muito simples, com o direcional Mickey anda, e os botões servem para pular ou atirar itens. Para atacar, Mickey pode pular nos inimigos (a tradicional bundada) ou atirar objetos como maçãs adquiridas pelo caminho, e que variam de acordo com o estágio.

Chefão da floresta

Chefão da floresta

Após passar pelo estágio, o jogador deve enfrentar um chefe, que ao ser derrotado fornece uma pedra. Ao coletar as 7 pedras, Mickey terá acesso à torre onde a bruxa esconde a Minnie. Assim o objetivo é passar pelos estágios atrás dessas pedras para enfrentar Mizrabel e vencer o jogo.

Considerando que o jogo é baseado em personagens da Disney, a dificuldade é boa. Crianças podem se divertir a vontade nos primeiros estágios, mas com certeza terão um bom desafio nas fases finais do jogo. O jogo tem um sistema de seleção de dificuldade também, podendo aumentar o desafio do jogo para os jogadores adultos e hardcore.

A biblioteca gigante

A biblioteca gigante

O que faz valer a pena

É uma idéia simples o design desse estágio, mas é bonito de se ver, e olha que tem fase mais bonita do que essa

É uma idéia simples o design desse estágio, mas é bonito de se ver, e olha que tem fase mais bonita do que essa

Quem é fã da Disney vai se encantar com o excelente trabalho da Sega neste game. Transportaram com fidelidade toda a sensação de um desenho Disney para o jogo, contendo inimigos carismáticos, cenários mágicos e fantásticos, como o estágio da biblioteca gigante, com direito a um mergulho no copo de chá que leva o jogador a uma mini fase. Enfim, as ilusões do castelo são do melhor estilo Disney possível, e os excelentes gráficos e trilha sonora fazem o jogador se sentir em um desenho típico da gigante da animação.

A bela fase dos brinquedos

A bela fase dos brinquedos

A jogabilidade é muito boa, ainda mais considerando que este é um dos primeiros jogos do Mega Drive. É simples, mas viciante. O controle não precisa ser complexo, pois o desafio está no design das fases. E cada fase apresenta uma situação diferente e muito bem elaborada, como na fase dos brinquedos onde Mickey deve subir um conjunto de blocos e escadas para pegar uma chave que, ao ser coletada, transforma a escada em uma descida escorregadia, pela qual o Mickey sai correndo que nem um louco até chegar no chão da fase, onde a saída o aguarda. Esse tipo de desafio aparece direto, e abre um sorriso no rosto toda vez que aparece algo do tipo, além de não deixar o jogo cair na repetição. Ou seja, embora os controles sejam simples, cada fase é uma experiência única.

O que prejudica a experiência

Andando  pelo Castelo

Andando pelo Castelo

Sinceramente…tô meio que forçando minha cabeça para encontrar defeitos neste game…

O único defeito que consigo ver neste jogo é a possível falta de inovação. No geral é apenas mais um jogo de plataforma, chegando até a ser considerado um clone de Mario, o que eu discordo. Mas realmente não há nada demais na gameplay, pois andar, pular e atirar é uma mecânica já utilizada há muito tempo…

Mas quem se importa? Se o jogo faz o que promete, e de forma competente, já tá valendo! E Castle of Illusion é um jogo de plataforma bonito e competente.

Outras versões

Versão do Master System

Versão do Master System

Castle of Illusion recebeu versões para Master System e Game Gear. Essas duas versões são um pouco diferentes na jogabilidade. Enquanto no MD o jogo é mais arcade, nos consoles 8-bits da Sega o jogo possui um sistema de carregar objetos, criando assim pequenos puzzles como uso de alavancas, chaves e botões para prosseguir nas fases. Além disso, nestas versões o Mickey pode selecionar o estágio, quase no estilo Megaman, ao contrário da versão MD onde Mickey vai abrindo porta por porta e encarando os estágios na mesma ordem. Vale a pena conferir estas versões 8-bits também, vou fazer uma análise delas em breve.

Sega e o mundo encantado de Walt Disney

Pois é, a Capcom não foi a única a ter licença para criar jogos com os personagens da Disney. A Sega também teve permissão para criar jogos com o Mickey e o Donald, e  surgiram grandes clássicos dessa parceria. Entre eles podemos citar as continuações de Castle of Illusion (Land of Illusion, Legend of Illusion e World of Illusion) e os jogos com o Pato Donald (Quack Shot, Lucky Dime Caper, Deep Duck Trouble). Foram poucos jogos, mas a Sega fez bonito em todos eles.

Conclusão

Última batalha, contra a bruxa Mizrabel

Última batalha, contra a bruxa Mizrabel

A Sega não poderia ter tido uma idéia melhor na época para ajudar o Mega Drive na guerra contra a Big-N. Um game estrelado pelo Mickey Mouse com ótima jogabilidade e toda a magia dos estúdios Walt Disney fielmente passados para os 16-bits da Sega só poderia ser um sucesso, sendo bem criticado pelas revistas da época e tornando-se uma verdadeira febre e lenda.

Enquanto o ouriço azul ainda estava sendo formado no ventre da Sega, Mickey conseguiu segurar as pontas e alavancar as vendas do console. É um jogo tão bom que acabou sendo relançado anos depois no japão para o Sega Saturn, junto com Quack Shot. Esse game é obrigatório para todo dono de Mega Drive, e recomendado para todo fã de jogos de plataforma.

Esse post foi publicado em Análises e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Castle of Illusion starring Mickey Mouse (Mega Drive)

  1. Leo S. disse:

    Muito boa análise Adinan! Esse jogo realmente é muito bom! Meu primo tinha e eu jogava sempre no MD dele. Mas vou ficar esperando aguardando sua análise para o 8-bits que é o meu preferido por razões sentimentias, rsrs

    Abração!

    • Valeu pelo comentário, Leo! Essa versão de Mega eu só fui jogar no emulador mesmo, pois só tive o Master System e o SNES. A versão do Master eu joguei até cansar, era muito boa. E acho que ela supera a versão do mega em diversos aspectos. Vou falar sobre a versão 8-bits em breve.🙂

      Abraços

  2. yuri disse:

    Amigo, sabe se a musica de uma fase é uma do rolling stones?
    “She’s a rainbow”…bem o comecinho da música me lembra esse game…se não me engano, na fase da floresta. Alguém se lembra?
    Abraços,
    Yuri

  3. lanir disse:

    oi eu adoro esse jogo do mickey mouse na época tinha a fita cartucho
    e hoje tenho ele em cd de ps 1 muito bom vale a pena …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s