25 anos de NES e Super Mario Bros

Saudações a todos! :D

25 anos de Super Mario Bros

Esta semana é muito especial: o Nintendo Entertainment System (NES) está completando 25 anos de existência, assim como Super Mario Bros. Sim, o clássico que redefiniu a indústria e considerado por Hideo Kojima como o Big Bang dos videogames, está completando 25 anos de existência no ocidente.

Parabéns, Mario

Parabéns, Mario

A Nintendo já estava comemorando o aniversário do jogo desde setembro no Japão, com este site promocional (aqui) onde eles têm postado vários vídeos, entrevistas e papéis de parede muito legais. Vale a pena conferir.

Mas se, assim como eu, você tem problemas com o japonês, então confira o site oficial americano (aqui) o qual está sendo atualizado desde setembro, contendo quase todos os materiais disponíveis no site japonês. Com o tempo a NoA vai disponibilizando mais videos e papéis de parede, mas já vale a pena a visita mesmo assim.

E claro, muitos já devem ter visto esse vídeo, mas não custa exibí-lo novamente:

Os vídeos acima contam a história de Super Mario Bros, do primeiro game até Super Mario Galaxy. A diferença é que o primeiro conta a história de Mario no ocidente, excluindo Super Mario Bros 2 JP (conhecido como Lost Levels no ocidente). Vale a pena ver ambos e conferir a história dessa excelente franquia de jogos de plataforma, amada até hoje.

Eu sei que me empolguei para falar sobre SMB, mas vamos falar um pouco sobre o NES também, que merece muitos elogios e respeito.

Parabéns, Nintendinho

Parabéns, Nintendinho

Para comemorar, nada melhor do que visitar o Nes Archive, um excelente site para os fanáticos pelo console 8-bits da Nintendo que salvou a indústria da baita cagada praticada pela Atari que resultou no famigerado crash dos videogames. Recomendo que leiam esta coleção de artigos (aqui mesmo) onde diversos autores comentam como foi seu primeiro contato com o NES. É muito legal e vale a pena ver a reação dos jogadores da época acostumados com os gráficos quadradões do 2600 ficarem impressionados com a ação de Super Mario Bros, Rad Racer, Tiger Heli, Megaman 2, entre outros clássicos que só o NES podia proporcionar.

Infelizmente, eu não tive muito contato com o NES, o que me arrependo amargamente, pois perdi excelentes jogos. Depois de enjoar do SMS, pensei em adquirir um nintendinho, mas a minha mãe me fez a cabeça para pegar um 16-bits já que eu ia querer outro videogame, então pensei no Mega Drive, mas no final das contas uma propaganda inteligente da Playtronic me fez mudar de idéia e adquirir o SNES, o senhor videogame da época de ouro dos 16-bits! (sim, também me arrependo de não ter muito contato com o Mega Drive rsrsrs).

Mas o pouco contato que tive com o NES na infância me permitiu jogar Super Mario Bros, Rolling Thunder, Duck Hunt, Star Force, Adventure Island, e muitos desses jogos constantes nos 999 in 1 que se encontra até hoje no camelô mais perto de você.

Hoje curto muito a emulação do NES, tenho um DVD recheado de roms para PS2, todo o romset no meu notebook com o Nestopia, e até meu DS possui um emulador de NES, não tão bom quanto os de outras plataformas mas já quebra um galho e tanto para jogar Megaman 2 durante as aulas chatas da minha pós.

Segue também como link este artigo (aqui) da IGN a respeito da história não somente de Super Mario Bros, mas também de como o NES quase caiu nas mãos da Atari, e porque essa aventura do Mario é tão especial a ponto de influenciar os jogos até hoje.

Mas enfim, pretendo escrever em breve dois posts: um review do jogo original, Super Mario Brothers, e escrever um pouco mais sobre o NES incluindo um Top-5 de jogos sidescrollers que marcaram minha vida como retrogamer.

Parabéns Nintendo, pelo maravilhoso NES e pelo fantástico SMB. E que estes dois produtos continuem firme e forte nos corações retrogamers do mundo todo! :D

Esse post foi publicado em Papo furado e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 25 anos de NES e Super Mario Bros

  1. Pingback: Tweets that mention 25 anos de NES e Super Mario Bros | Side Scroll Castle -- Topsy.com

  2. Roni disse:

    a eu tambem prefiros esses classicos do que os jogos do ps3 e falo na lata como smb contra circus e outros

Deixe uma resposta

